RESPOSTAS TEOLÓGICAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANO DA SALVAÇÃO E DO GRANDE AMOR DE DEUS PELA HUMANIDADE

Porque ser salvo?

Poderíamos ir direto ao ponto, porém eu prefiro fazer de outra forma, ou seja, vou fazer outra pergunta: Do que precisamos ser salvos? Veja o que Paulo diz: “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. (Romanos 3.23), a palavra chave aqui é “destituídos” – que significa ser retirado ou afastado de alguma ocupação, demitido – assim podemos entender que perdemos algo muito importante e essa perda foi provocada por um ato de desobediência, “todos pecaram”. Precisamos ser salvos dos nossos pecados e só existe um jeito de alcançarmos isso: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3.16). Crer em Cristo é receber amor de Deus, é ser perdoado e ter de volta a “gloria de Deus”, ou seja, somos salvos da condenação eterna mediante ao perdão de nossos pecados.

O que te motiva servir a Deus?

A Esperança da vida eterna.

Só os cristãos irão para os céus?

Depende do que você entende por cristãos! Se cristãos aqui, são aqueles que creem no sacrifício de Jesus Cristo como única forma de perdão de seus pecados, e pautam suas vidas pela instrução da Palavra de Deus, sim, só esse tipo de cristão alcançará os céus um dia.

Porque tenho que largar meus hábitos pecaminosos?

Bom, essa pergunta tem tudo haver com a primeira, ou seja, são nossos pecados que nos afastam de Deus: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. (Isaías 59.2), então, logo após a conversão iniciamos uma jornada de santificação que tem por objetivo ir moldando nosso caráter conforme o caráter de Jesus Cristo. Abandonar hábitos pecaminosos está previsto nessa nova maneira de viver.

Porque Jesus morreu por mim?

De maneira simples e rápida: POR AMOR (João 3.16).

Jesus aceita a todos?

Com base na declaração anterior, sim, Deus criou a humanidade sua “imagem e semelhança” (Gênesis 1.27) e, portanto seu amor é ofertado a todos (João 3.16), agora precisamos entender que nem todos “aceitam” esse presente, ou seja, a oferta do presente de Deus – salvação – é igual a todos os homens, porém há alguns que preferem não receber esse presente.