Comunicado Importante sobre o novo Coronavírus

Nos últimos dias, houve uma grande proliferação do COVID-19, em vários países do mundo. Fazendo, com que, a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarasse uma pandemia de coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, o “Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias”. Por isso, a Igreja faz esse Comunicado Importante sobre o novo Coronavírus, informando seus membros sobre a situação.

Recomendações do Ministério da Saúde

Temos acompanhado a situação desde que chegou ao nosso país. Por isso, em nossos templos, disponibilizamos álcool em gel para uso dos membros e orientamos as formas de como prevenir o contágio listadas pelo Ministério da Saúde Brasileiro.

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel. Comunicado Importante sobre o novo Coronavírus.

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir. Comunicado Importante sobre o novo Coronavírus.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente. Comunicado Importante sobre o novo Coronavírus.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.

Não compartilhe objetos pessoais.

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Desde a sexta-feira (13), o Governador do Estado de São Paulo, João Dória, recomendou o cancelamento de todos eventos com aproximação de pessoas e com público superior a 500 pessoas. Com o intuito de diminuir a velocidade de transmissão do vírus. Também, nessa quarta-feira (18), o Comitê de Acompanhamento do Coronavírus (CAC) da Prefeitura de Várzea Paulista, decretou algumas medidas restritivas para o enfrentamento da doença.

Posição da Igreja

Portanto, a diretoria da Igreja, presidida pelo Pastor Antônio Augusto de Araújo, reuniu-se com pastores e dirigentes, na SEDE do ministério, nessa quarta-feira (18). Zelando pela saúde e segurança dos membros, em conformidade com as autoridades locais e seguindo as orientações do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deliberou algumas mudanças na agenda da igreja.

36.º Congresso do Círculo de Oração

Assim, tomaram a difícil decisão de suspender, por ora, o 36.º Congresso do Círculo de Oração, que seria realizado nesse final de semana, devido a aglomeração, o inevitável contato físico aproximado e por estarem presentes um significativo número de pessoas pertencentes ao grupo de risco mais afetado pela doença. Entre o grupo mais suscetível encontram-se idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas que possuem insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica.

Além disso, estarão suspensos cultos, reuniões, cursos, aulas, ensaios, festividades e congressos até o dia 1 de abril. Se até a data proposta a situação não melhorar, então, a igreja prorrogará a suspensão de atividades, por mais um período.

A Igreja não pode, de maneira alguma, andar em desconformidade com a lei até porque se trata de uma questão de saúde pública, por isso tais medidas estão sendo tomadas.

Pronunciamento do Presidente

O Pastor Presidente, gravou um pronunciamento oficial que foi publicado ontem nas mídias sociais da Igreja, para explicar a situação. Iniciou, citando um versículo bíblico que está escrito em Provérbios 27.12. Dizendo assim: “O prudente vê o mal e esconde-se; mas os ingênuos seguem em frente e sofrem as consequências.

Recomendou, também, aos irmãos respeitarem a quarentena e seguirem as orientações das autoridades constituídas, para evitar o contágio. Reiterou que estão cancelados tanto o 36.º Congresso do Círculo de Oração, como as festividades do 28.º Aniversário da congregação do Jardim América 3, quanto o Encontro de Príncipes e Princesas e também o Encontro da Melhor Idade.

O Pastor, anunciou que até o presente momento a Escola Bíblica de Obreiros e Membros (EBOM) está mantida, mas, se porventura, a situação no país se agravar, também poderá vir a ser cancelada. Reforçou que mesmo com os templos fechados os irmãos devem procurar oferecer um culto a Deus em suas casas.

Durantes esses 15 dias que a igreja vai estar fechada, os irmãos orem em casa, busquem a Deus, leiam a Bíblia. Procurem não se reunir uns com os outros. E, nós vamos fazer a nossa parte, para que o Senhor venha nos abençoar e continuar nos dando a vitória.
Pr. Antônio Augusto de Araújo
Tweet